Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
 
topo
Florínea, 16 de dezembro de 2017 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
Vereadores
Reinaldo Moreira - PT
15ª LEGISLATURA

Presidente Atual
Reinaldo Moreira
Célio Romancini - PTGilmar Aparecido Marques - PTLuis Rogério Volpini Bassetto - PSDMarcos Augusto Pinto - PSDB
Paulo Sérgio Martins - PSD
Reinaldo Patta Junior - PSDRobson Dias Bavaresco - PSDBSérgio Lopes da Silva - PT
tranmicao
enquete

Estamos colhendo dados da faixa etária que acessa nosso site?
até 18 anos
19 á 30 anos
31 á 40 anos
acima de 41 anos
Historia do Municipio de Florinea

Webline Sistemas

Histórico:

 

No ano de 1919, quando elevada a categoria de Vila é batizada com o nome de Pântano devido a quantidade de barro que se formava em qualquer chuva.

Para obter sucesso na fixação de pessoas no local, Sebastião Alves de Oliveira as incentivava oferecendo preços acessíveis e inclusive doação de lotes.

Na época a estrada que dá acesso para Londrina (PR) passava pela cidade de Florínea, motivo pelo qual havia tanto interesse em fundar a cidade onde ela está hoje se estabeleceu o núcleo urbano.

Seu crescimento é grandemente prejudicado pela geada de 1940 e acelera o fim da lavoura de café. Estabelece-se então a migração da população para outros locais em busca, principalmente de emprego, um movimento que estagnou-se apenas muito recentemente percebendo hoje apenas uma oscilação muito pequena da população.

Em 1953 o Pântano, com a luta de alguns pioneiros consefue a sua emancipação político-administrativos e em 1954 já como município passa a se chamar Florínea. A prefeitura é instalada na Rua Francisco Nunes de Souza e a cidade começa a se estruturar.

Em 1961 o município volta a ser Distrito de Assis por motivos ligados, para alguns, a parceira administrativa da época e para outros, a razões políticas. Mas volta à sua posição de Município no ano seguinte.

Um dos fatos que contribuiu para o deslocamento das famílias é a implantação do Estatuto da Terra, a lei nº 4.504 de 20/11/64, onde o trabalhador rural é "protegido". Os donos de propriedades rurais ficaram reticentes em registrar seus trabalhadores por não terem condiçãoes de pagar seus direitos numa possível dispensa do mesmo.

A partir de 1981 a cidade retoma o crescimento físico e populacional, embora muito lentamente. O que pode ser notado é que a partir desse ano começaram a ser implantado os conjuntos habitacionais, para atender as famílias que se deslocam para outras localidades, o que nos dá a idéia de um certo equilíbrio entre o número de pessoas que se dirigem para Florínea ou se deslocam para outros locais. Assim introduziu-se a cana no binômio soja e trigo.

Hoje registra-se um decréscimo muito grande na população do município de Florínea que em 1960 chegou a ter 5.753 habitantes e hoje, segundo o IBGE conta com 2.995 habitantes.

Fonte: Trabalho de Conclusão de curso de Gografia do Professor Adão Cícero Ferreira Nunes, pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 1993.

Autor do Histórico: AFONSO MARIA NOGUEIRA







melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior
















Próxima Sessão

20ª Sessão Ordinária

01 de Fevereiro de 2018

Sala das Sessões Ver. "Mário Pontes"

radio
Galeria Multimídia
Galerias
logo webline
Av. Prefeito José Alferes Filho, 308 - Centro
- CEP 19870-000 - Florínea - SP
Telefone: (18) 3377-1178
Total de Visitas: 10805   |  Online: 1


SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
Nome: Câmara Municipal Florinea
E-mail: contato@camaraflorinea.sp.gov.br
Telefone para esclarecimentos: (18) 3377-1393
Atendimento: de segunda à sexta das 8h às 11h e das 13h às 17h
2017 © Todos os direitos reservados